Luís Pedro Sampaio
Apresentação
Nasceu a 7 de Julho de 1996 e é natural de Felgueiras. Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade em clarinete no Conservatório de Música de Felgueiras na classe dos professores Carlos Ferreira e Manuel Lemos.
Em 2010/2011, prosseguiu os seus estudos musicais na Academia de Música José Atalaya em Fafe, na classe dos professores Nuno Madureira e José Ricardo Freitas, onde conclui o 8º grau com o Professor José Ricardo Freitas, obtendo a classificação máxima.
Participou em várias Masterclasses com prestigiados clarinetistas a nível nacional e internacional como António Saiote, Nuno Pinto, Carlos Alves, Iva Barbosa, Cândida Oliveira, Domingos Castro, Vitor Matos, Victor Pereira, Ricardo Alves, Luís Gomes, Juan Ferrer, Jordi Pons, Manuel Hernandez, Cristiano Alves, Yamileth Perez, Enrique Pérez Piquer, Giovanni Punzi, Philippe Cuper, Michel Arrignon, Josep Fuster, Esther Georgie, Luis Vargas, Valdemar Rodriguez, John Cipolla, Florent Héau, Javier Llopis, Aude Camus, Paul Meyer, Calogero Palermo, Arek Adamski, entre outros.
Realizou Aulas e Cursos de Música de Câmara com Olga Prats, Luísa Tender, Rui Dias (Compositor), Carlos Alves e António Carrilho. Trabalhou com várias formações tais como: Trio de Clarinete, Viola d’Arco e Piano, Quarteto de Clarinetes, Trio de Violino, Clarinete e Piano, Trio de Clarinete, Trompa e Piano, Duo de Clarinetes e Quinteto de Sopros.
Colaborou com várias orquestras, Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, The World Orchestra, Orquestra Filarmonia das Beiras, Atlantic Coast Orchestra, Orquestra Fi-bra, Orquestra Filarmónica de Braga, Orquestra Templarius, Orquestra da Fundação ALord, Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra Sem Fronteiras.
Trabalhou com maestros de renome nacional e internacional, tais como: Rafa Agullo Albors, Luís Clemente, Colin Metters (Professor of Conducting at the Royal Academy of Music), Ernest Schelle, Pedro Neves, Fernando Marinho, Rui Pinheiro, Baihe Zhang, Kornel Laszlo Thomas, Yin Jiongjie, Gergely Dubóczky, David Cho, Adrian Slywotzky, Cornelius During, Yasuti Kimura, Diogo Costa, José Eduardo Gomes, Osvaldo Ferreira, Alex Schillings, Josep Vincent, Francisco Ferreira, Peter Stark (European Union Youth Orchestra), Jean-Sébastien Béreau, Bram Sniekers, Adolfo Alejo, Zhang Guoyong e Kryzstof Penderecki.
Teve o privilégio de executar obras como Abertura Manfred- Robert Schumann, Concerto para Piano e Orquestra em Lá menor- Edward Grieg, Suíte de O Pássaro de Fogo- Igor Stravinsky, Sinfonia nº5 em Dó menor, op. 67- Ludwig van Beethoven, Sinfonia nº8 em Sol Maior, op.88- Antonin Dvorák, Poema para Violino e Orquestra, op.25- Ernest Chausson, Sinfonia nº2 de J. Sibelius, Appalachian Spring de Aaron Copland, Sinfonia nº2 de John Barnes Chance, Concerto para Piano e Orquestra em Fá de G. Gershwin, Finlândia de J. Sibelius, Tragische Overture de J. Brahms, Sinfonia em Dó de G. Bizet, Deux Marches et un Interméde de F. Poulenc, entre muitas outras.
Laureado com o 3º Prémio no Concurso Terras de Lá Salette, Finalista e Semi-finalista deste mesmo Concurso, Menção Honrosa no Concurso Sons de Cabral em Belmonte e Finalista do mesmo. Finalista do Concurso Luso-Espanhol de Fafe. Ganhou o lugar de Solista da obra Rhapsody in Blue e Concertino no Estágio Nacional de Orquestra de Sopros de Esposende (2013). Penderecki Musik: akademiewestfalen (2015). Admitido como Clarinete Suplente para o Estágio Gulbenkian Orquestra (2016) e na Neue Philarmonie München (2019).
Ficou como residente na The World Orchestra (2016), Atlantic Coast Orchestra (2015), Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa (2019) e Clarinete Suplente para o Estágio Gulbenkian Orquestra (2019). Em maio de 2014, participou nos concertos do evento Projetar o Futuro com Arte, no âmbito de uma parceria entre a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP e o Centro Cultural de Belém, durante o festival Dias da Musica em Belém.
De 12 de Setembro a 01 de Outubro de 2015, participou no projeto Orquestra de 100 Flautas, 100 Saxofones e 100 Clarinetes “6 Releituras de Obras de J.S Bach”, orientado pelo Maestro Pedro Neves, no dia 1 de Outubro de 2015 na Sala Suggia da Casa da Música.
Participou na Masterclasse “Contaminação – O Artista na Escola” ministrada pela Prof. Olga Prats, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no dia 12 de Maio de 2016.
Em 2016, foi convidado para participar no Ensemble da Semifinal do Concurso Internacional de Direção da Atlantic Coast Orchestra, inserido no Festival Internacional de Música da Costa Atlântica em Esposende, que contou com a presença de júris conceituados, tais como, Kenneth Kiesler (Professor of Orchestral Studies at the University of Michigan), Luís Clemente (Professor of Orchestral Studies at ACO Int Conducting Academy), Mark Stringer (Professor of Orchestral Conducting at the University of Music and Performing Arts in Vienna), onde executou a obra, Appalachian Spring de Aaron Copland.
Participou no workshop com Eric Baret, especialista acústico e developer da Buffet Crampon na ESMAE nos dias 7 e 8 de outubro de 2016. No dia 8, no final do workshop “Acústica do Clarinete”, contou com a presença do professor Michel Arrignon (Professor de Clarinete na Escuela Superior de Música Reina Sofia) que também participou no Ensemble de Clarinetes da APC (Associação Portuguesa do Clarinete). Foram executadas obras de, Alex Ciesla (Klezmer Suíte) e Gordon Lewin (Calle de Flores).
De 27 a 30 de Dezembro de 2016, foi convidado pelo compositor Jaime Reis para participar no Festival Dias da Música Eletroacústica (DME) com o intuito de executar a obra “Veus” do Compositor Italiano Gaetano Pepe onde o mesmo esteve presente para uma estreia Nacional e é uma obra feita para dois Clarinetes e Eletrónica.
Foi selecionado para participar no l Festival BSP (Banda Sinfónica Portuguesa), na Orquestra Sénior onde foi Chefe de Secção dos 2os Clarinetes. Este festival, decorreu entre 28 de Agosto e 2 de Setembro de 2017, envolvendo-se nas seguintes atividades formativas, Ensaios de Naipe, Ensaios Tutti, Masterclasses, Concertos e outras atividades musicais (Workshop).
A 29 de Março de 2018 participou no l Encontro do Clarinete ARTAVE/CCM.
Estreou-se a solo com a Orquestra ESART no âmbito da Disciplina de Direção Instrumental onde realizou o Concerto para Clarinete e Orquestra K.622 de W.A. Mozart. (Castelo Branco, 2018).
De 31 de Outubro a 2 de Novembro de 2018, participou no estágio da Academia Portuguesa de Banda (APB) com a Banda União Musical Paramense, Espinho. Este estágio, realizou-se no Auditório da Sede desta mesma banda, com a Turma 2 da Academia Portuguesa de Banda constituída pelos Maestros, Bruno Azevedo, Bruno Santos, Fernando Ferreira, Frederic Cardoso, Henrique Pereira, Pedro Conceição, Rodolfo Maia, Valter Palma e Diretor Artístico Maestro Paulo Martins.
A 15 de Fevereiro de 2020, teve a oportunidade de participar como solista e concertino no estágio da Orquestra Fi-bra – Filarmonia de Braga, tendo como solista e madrinha do Projeto Sofia Escobar e Direção Musical José Eduardo Gomes.
Toca com Clarinetes, “Divine Buffet Crampon Paris”.
Concluiu em Julho de 2018, o Curso de Licenciatura em Música – Variante de Instrumento, opção Clarinete, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco sendo lhe atribuído o grau de Licenciado, com a classificação final de 19 (dezanove) valores.
No ano letivo 2018/19 teve a oportunidade de lecionar a classe de Clarinete na Escola de Música Descoberta da Música – Maia- e Academia Allegro: Academia de Música, Artes e Conhecimento – Braga. Em Janeiro de 2019 orientou um Workshop de Clarinete no Colégio D. Pedro V – Braga.
Teve também a oportunidade de gravar um CD “Coração Cinéfilo” com a Orquestra Filarmónica de Braga, sob a orientação do maestro Filipe Cunha. Com esta mesma orquestra participou na digressão à China de 26 de dezembro 2019 a 07 de janeiro 2020. Recital “Diálogos” (Luís Pedro Sampaio e Frederic Cardoso) realizado em streaming a partir da Casa das Artes de Felgueiras, a 27 de Novembro de 2020. Estreia absoluta da obra: Feedback para clarinete e eletrónica em tempo real (adaptada para 2 clarinetes) de Rui Dias e Reflexus opus 110, para dois clarinetistas com sonorização e espaço de Jorge Salgueiro.
Em 2021 concluiu o Mestrado em Ensino de Música, variante de Clarinete e Música de Câmara, na Escola Superior de Artes Aplicadas – ESART, Castelo Branco. Foi colocado como docente/estagiário no Conservatório de Música do Porto. Atualmente leciona a classe de Clarinete no Conservatório de Música de Barcelos, na Academia de Música Fi-Bra e na Escola de Música da Banda Musical de Cabreiros – Braga. É artista das marcas Buffet Crampon, Vandoren e Intermezzo.
Contactos
- Lagares, Felgueiras
- luispedrosampaio.cl@gmail.com
- 912296483