Ana Beatriz Bento

Apresentação

Nascida a 24 de janeiro de 2003, natural da Lixa, começou os seus estudos no piano com 2 anos de idade, na escola de música Berço da Cultura da Lixa, com os pais. Aos 3 anos começou também a estudar violino, na mesma escola, onde, ainda hoje, desempenha uma participação muito ativa em todas as apresentações. Foi, de 2010 a 2018, aluna de piano de Marian Pivka. Teve ainda oportunidade de ser acompanhada por vários professores de violino, como: Vânia Rodet, Sónia Correia, Alfeu Carneiro, Diana Pereira, Diogo Coelho e Marta da Costa.

Em 2012, concorreu ao Conservatório de Música do Porto, à classe de Órgão, onde estudou, durante três anos, com o professor Paulo Alvim.

Já participou em diversos concursos, onde já foi premiada tanto enquanto pianista como violinista. Destacam-se o 2º Prémio no III Prémio Nacional “Elisa de Sousa Pedroso” (2011 – nível A, violino), uma 2ª Menção no Concurso Internacional de Piano da Cidade de San Sebastian (2013 – nível elementar), uma Menção Honrosa no Concurso Internacional de Piano da Escola de Música São Teotónio (2014 – nível elementar), uma Menção Honrosa no Concurso Internacional de Piano do Alto Minho (2016 – categoria B), o 2º lugar ex-áqueo no Prémio Nacional “Elisa de Sousa Pedroso” (2019 – categoria C, piano), o 1º lugar ex-áqueo no Pro Piano Romania Competition (2020 – categoria B7, piano), o 1º prémio de excelência e o Grande Prémio da Secção A no festival internacional “Rezonante Sonore Online” (2021 – secção A, categoria 6, piano), 1º lugar ex-áqueo no concurso Transylvania Fair Chance International Piano Competition (2021), 1º lugar no Prémio Ilda Moura (2021, categoria D, piano), 1º lugar IX Concurso Regional de Vila Verde (2021, categoria D, piano).

Faz parte do coro Audivi Vocem (parte integrante da Associação Cultural e Recreativa Berço das Artes) desde a sua fundação (2014), sob a Direção Artística de Hélder Bento, com quem se tem apresentado em diversos concertos, destacando-se a Missa de Carlos Seixas, a adaptação do musical “Miss Saigon”, o Requiem de Mozart, a Grande Sinfonia Fúnebre de Berlioz, trabalhos estes acompanhados por diversas orquestras.

Ao longo do seu percurso académico, tem contactado com diversos músicos e pedagogos que muito têm contribuído para o seu crescimento técnico e artístico, no violino, tais como: Sergey Aryturyan, Larisa Shomina, Alexandre Correia, Eliseu Silva, Evandra Gonçalves, Vítor Vieira, Joana Gonçalves, André Fonseca, Nuno Soares, Roberto Valdez e Marta Eufrázio; e no piano: Duarte Cardoso, Marian Pivka, Luís Pipa, Sherghei Covalenco, Fausto Neves, Manuela Iana Mihailescu, Dragos Mihailescu, Laura di Paolo e Vêndula Galdová. Também já trabalhou com maestros como: Jan Wierzba e Cristopher Bochmann (nas primeiras duas edições do estágio “Gestos” – 2018 e 2019, Artâmega, Marco de Canavezes), Sílvio Cortês, Luís Clemente e Fernando Marinho.

Completou o Curso Secundário de Música no Conservatório do Vale do Sousa, onde estudou violino na classe da professora Cátia Costa e piano na classe da professora Marta Moreira. Aqui desenvolveu bastante atividade performativa, participando em diversas Audições, Intercâmbios, Recitais e Concertos. Destaca-se a este nível o Concerto de Natal na sala Suggia da Casa da Música do Porto (2019), onde desempenhou o papel de concertino da Orquestra de Cordas “Allegro” (com quem já nos 2 anos anteriores se tinha apresentado nessa sala), a sua participação no Prémio Jovem Solista CVS, onde conquistou o 2º Prémio em Violino e 3º Prémio ex-áqueo em Piano (2019), e ainda o 2º Prémio em Piano na sua última edição (2020), todos na Categoria D.

Atualmente, frequenta o 2º ano de Licenciatura em Música, em piano, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe do professor Constantin Sandu.

Contactos